Caminhada pela Vida e pela Paz leva católicos ao bairro Boa Vista

29 de Outubro de 2017 18h36

Na tarde deste domingo, 29, paróquias da Comarca de Criciúma realizaram a terceira edição da Caminhada pela Vida e pela Paz, com o tema "Com Maria, caminhamos pela vida e pela paz". A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada pelos fiéis durante todo o trajeto, que teve início no pátio da igreja Santa Bárbara, no bairro Santa Bárbara, e findou na comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Boa Vista. Mais de 1 mil pessoas participaram da atividade. Por justiça, paz, dignidade, segurança e respeito à vida e à família; contra a violência, o aborto e à ideologia de gênero, entre outras questões, os católicos fizeram sua caminhada, com cantos animados pelo grupo Mensageiros de Cristo e orações e reflexões conduzidas pelos padres Eloir Borges e Maxssuél Mendonça. Além dos leigos e leigas, religiosas e padres das paróquias integraram o grupo que atravessou a Avenida Centenário e chamou atenção com cartazes, bandeiras e camisetas brancas.

A missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Flach, e concelebrada por nove presbíteros corou a caminhada, na intenção de todos os participantes e daqueles que não puderam comparecer por motivos de doença. O epíscopo saudou a todos e agradeceu o testemunho dos caminhantes, pedindo a intercessão de Nossa Senhora.

Conforme Dom Jacinto, a liturgia refletida neste domingo foi propícia ao ato que a Igreja celebrou nesta tarde, por apresentar normas que manteriam a paz, a justiça e a fraternidade entre as pessoas. "Quando isso não é obedecido, se cria sofrimento e divisão, e a paz não tem mais condições de sobreviver. Por isso o livro do Êxodo coloca bem claro que deve se começar pelas viúvas, órfãos e por aqueles que não tem condições, os mais indefesos - sempre temos que começar por eles", disse Dom Jacinto.

De acordo com o Bispo, o testemunho se mostra possível na Palavra de Deus, quando a comunidade vivencia o que a revelação divina orienta a partir do Santo Evangelho. "Quando nós falamos de paz, supõe-se que a verdadeira paz existe e reina onde também há justiça. Olhando para o Evangelho está a resposta: para isto ser possível, deve-se amar a Deus e ao próximo como a si mesmo - toda a Lei se resume nisso. É possível este grande sonho de Deus no meio dos seus filhos e filhas!", garantiu o celebrante.

Conforme Dom Jacinto, a resposta para as inseguranças de hoje só podem ser encontradas na pessoa de Cristo, o "Príncipe da Paz": "Ele tem que estar em nossos corações; aí, sim, temos condições de construir um mundo em que as gerações futuras sentirão a paz", frisou.

Ao final da missa, os padres Eloir Borges e José Francisco da Silva agradeceram à equipe organizadora e à comunidade comarcal pela participação, manifestando o desejo de que, cada vez mais, todos possam trabalhar unidos pela paz e pela justiça. No próximo ano, a atividade deve se repetir, com total aprovação dos presentes na celebração deste domingo.

Confira mais fotos