Caminhada da Família com gestos solidários acontece neste sábado em Içara

10 de Maio de 2019 13h38

Neste sábado, 11, véspera do Dia das Mães, o Setor Vida e Família e a Pastoral Familiar da Paróquia São Donato, de Içara, em parceria com outras pastorais e movimentos da Igreja paroquial, promove a tradicional Caminhada da Família. Além da tradicional entrega do folder com orações e mensagens voltadas às mães e a família, a caminhada deste ano pretende exercitar a solidariedade, unir esforços em prol da saúde integral das pessoas e desenvolver a prática da cidadania.

À caminhada soma-se, neste ano, o projeto "Sábado Família Solidária". Com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde, Educação e Social, Clubes de Mães e Idosos, Fundação Cultural, Rede Feminina de Combate ao Câncer, escolas estaduais, Colégio Cristo Rei, APAE, CDL, AFAI, Observatório Social, Escoteiros, Rádio Difusora, entre outros, diversas estratégias se tornarão realidade durante o dia. "Aprovada pela Assembleia Paroquial a prioridade na atenção à Pastoral Social, bem como iluminados pelo agir da Campanha da Fraternidade 2019, somos convocados a assumir atitudes e Políticas Públicas em prol das Famílias. O Papa Francisco, em seus documentos e pronunciamentos, nos chama a uma 'Igreja misericordiosa, pobre, com os pobres e para os pobres', que atue na sociedade, unindo esforços com os poderes públicos constituídos e as entidades, indo ao encontro das necessidades mais urgentes", ressalta a justificativa do projeto.

O dia começa com a oração do terço na igreja matriz, às 08 horas, seguida pela caminhada com entrega dos folders pelas ruas da cidade. Durante a semana, escolas do município arrecadaram alimentos para serem doados. A cada quilo doado, cada estudante recebeu um ticket para concorrer a brindes doados pelo comércio e que serão sorteados às 13 horas. Durante todo o dia deste sábado, das 09h às 17h, haverá caixas para coleta de alimentos nos supermercados, bem como na praça, durante a realização do evento. Todas as doações serão encaminhadas à Pastoral Social da Paróquia, que organizará a entrega. Ao longo da manhã, até as 13 horas, haverá apresentações musicais e artísticas, tendas com entidades, serviços públicos como atendimento em saúde, além de ações da pastoral. Às 19 horas será celebrada a Missa em Ação de Graças por todo o bem realizado.

"Por iniciativa da Secretaria da Educação, estão sendo montadas duas árvores com corações confeccionados pelas crianças. Em cada um deles, está escrita uma palavra como exercício da cultura de paz e de solidariedade. Estes corações serão doados ao longo das missas. Todos os alimentos serão colocados no presbitério da Igreja com identificação dos doadores. A arrecadação de alimentos só encerrará na Missa de domingo à noite", ressalta a coordenadora do Setor Vida e Família, Maria de Lourdes Zanatta.

(item cadastrado)
peg (151.46 KB)