Atualização do Plano de Pastoral e novos projetos pautam reuniões de Conselhos Comarcais

20 de Março de 2017 10h10

Foi encerrado, com êxito, na quinta-feira, 16, o primeiro ciclo de reuniões dos Conselhos Comarcais de Pastoral. Durante duas semanas, lideranças das seis regiões pastorais - Santa Rosa do Sul, Araranguá, Turvo, Nova Veneza, Criciúma e Urussanga - tiveram a oportunidade de conhecer o planejamento estratégico para a atualização do Plano Diocesano de Pastoral, além de retomarem as atividades aprovadas em assembleia do ano anterior.

O ponto alto de cada reunião foi a apresentação dos encaminhamentos oferecidos pela equipe de estudo e atualização do Plano de Pastoral que, em poucos minutos, apresentou aos presentes os passos metodológicos para a execução desta tarefa. Membros da equipe acompanharam a apresentação que foi conduzida pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, o padre Joel Sávio.

"Foi um momento oportuno de envolver o maior número de lideranças nesse processo de construção do Plano de Pastoral. Se queremos uma Igreja de comunhão, precisamos iniciar com o processo de planejamento das nossas ações, para que sejam mais participativas possíveis. Será um trabalho feito por muitas mãos", comentou padre.

Além do Plano de Pastoral, outros projetos
Na oportunidade foi realizada uma leitura do Projeto de Ação Pastoral, aprovado na Assembleia Diocesana de 2016, atualizando as atividades assumidas, com os devidos encaminhamentos. Junto ao projeto principal, foram atualizadas as informações sobre os projetos e eventos satélites: a inauguração do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, dia 23 de abril; a Missão Jovem Regional, de 12 a 15 de outubro, em Criciúma; e o projeto sobre o Ano Nacional Mariano, com seus desdobramentos.

Novos projetos também são apresentados
Em todos os encontros foi apresentada a justificativa e cronograma dos mais novos projetos apresentados e aprovados durante o último Conselho Diocesano de Pastoral, ocorrido em fevereiro. A Escola Diocesana de Comunicação, organizada pela Pastoral da Comunicação, cujas atividades iniciaram sábado, 18, com mais de 80 inscritos na primeira aula.

Outro projeto será voltado à família. Animado pelo Setor Vida e Família, o Núcleo de Estudo e Espiritualidade iniciará suas atividades em maio e deverá preparar casais para preparar melhor os jovens que desejam assumir o matrimônio, além de acompanhar e ajudar os casais que passam por momentos de crise. O projeto é inspirado na escola do Instituto Nacional da Pastoral Familiar - INAPAF.

Materiais disponibilizados na rede
Todo o material que está sendo utilizado na execução destes projetos podem ser acessados e baixados pelo site da diocese, na sessão downloads. Acesse: diocesecriciuma.com.br/downloads/documentos