Apresentação

“Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado” (Mt 28,19-20).

A missão primeira da Igreja é evangelizar, levar a Boa Nova do Evangelho a todos os corações de boa vontade. Jesus Cristo sempre será a resposta ao homem velho, que vive sem verdadeira alegria e esperança, se não encontrar e fizer a experiência de Jesus Cristo e da vida em comunidade.

Nossa Diocese de Criciúma está completando seus 15 anos de evangelização como Igreja particular. Só Deus sabe quantas graças e bênçãos acompanharam esta caminhada. E para continuarmos fiéis a Jesus Cristo e à sua Igreja, precisamos sempre da luz do Espírito Santo para discernir a voz de Deus e a voz do tempo.

A voz do tempo nos mostra a realidade de nossa diocese, com suas alegrias, realizações e desafios na Nova Evangelização, como nos propõe a Igreja, sempre iluminados pela voz e luz de Deus. Uma das alegrias e esperanças de 2012, foi a aprovação definitiva de nosso Plano Diocesano de Pastoral para os próximos anos. Foi uma longa caminhada de três anos. Não é completo, nem perfeito. Todo ele foi iluminado pela 5ª Conferência de Aparecida e pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, com os outros documentos da Igreja e a realidade de nossa diocese.

“Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes” (Bento XVI) para o bem de sua Igreja. Cada filho e filha de Deus que se considera participante da Igreja, não pode ignorar ou não levá-lo em conta nos planejamentos pastorais, movimentos, grupos, enfim, em toda a vida da Igreja.

Que Nossa Senhora e São José, que tiveram a alegria de verem o menino Jesus crescer em estatura, sabedoria e graça, intercedam por toda a Diocese de Criciúma.

Dom Jacinto Inacio Flach
Bispo da Diocese de Criciúma