Alunos da ETL participam de formação missionária

14 de Outubro de 2019 12h32

"Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo"

No dia 05 de outubro, foi realizada uma tarde de formação missionária aos alunos da Escola de Teologia para Leigos (ETL) da Diocese de Criciúma, no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza. O encontro foi organizado pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), com participação de mais de 40 pessoas.

O reitor do Santuário e anfitrião do encontro, padre Valdemar Carminati, acolheu os participantes com aquela alegria própria do seu ser missionário e enfatizou a importância da presença de cada um. Padre Antonio Mendes, que atuou por quatro anos na região de Tocantins, como missionário enviado pela Diocese de Criciúma, e que atualmente é coordenador do COMIDI, iniciou a formação abordando sobre a Igreja e sua dimensão missionária, como são constituídos os conselhos missionários.

As Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, Ir. Roneide e Ir. Angélica, falaram sobre a vida religiosa e a missão, a fecunda e transformadora presença dos religiosos, uma presença afetiva e efetiva, profética e samaritana da Igreja nos mais diversos lugares em todo o mundo.

Sobre o Mês Missionário Extraordinário, quem trabalhou com o grupo foi Zenir Gelsleichter, leiga missionária que trabalha na Secretaria de Animação Missionária da Arquidiocese de Florianópolis, junto com padre Antonio, membro do COMIRE Regional Sul 4.

A assessora iniciou destacando sobre a riqueza desses momentos de formação, imprescindíveis em vista de formar o povo para a consciência da missionariedade, fazendo compreender que todos os batizados são enviados, chamados a ser esta Igreja de Cristo em missão no mundo, perceber que a vida é missão, e cada lugar é o momento único e oportuno de ser esta missão.  Ela deu continuidade na formação a partir da proposta e os objetivos que o Guia para o Mês Missionário Extraordinário elaborado pela CNBB traz, em vista da convocação do Papa Francisco para este mês de outubro, as celebrações e orientações práticas, reflexões, missão permanente e testemunhos, em especial de padre Ezequiel Ramim e Dra. Zilda Arns. Também sobre os materiais que as Pontifícias Obras Missionárias produziram e dispõem a novena missionária, os vídeos para cada dia da novena com os testemunhos e vivências missionárias, para que possam despertar, fortalecer e reavivar a missão nas comunidades. Possibilite-se às lideranças meios para trabalhar esses subsídios nas reuniões, catequese e celebrações. Enfatizar a importância da Coleta Missionária e sua destinação para a missão Ad gentes.

Zenir também partilhou sobre as vivências missionárias em algumas regiões do Brasil e em Moçambique-África, falou sobre o olhar e o acolher com respeito, os ritos e tradições dos povos, a realidade que irão se inserir; o necessário e sincero diálogo que leva em conta as diferentes culturas, crenças e modos de compreender o sagrado, que exige ternura, humildade, reverência e respeito no pisar o chão do outro.

Como batizados e enviados, somos os primeiros responsáveis para que a Igreja de Cristo esteja sempre em missão no mundo, no desejo e empenho de que este Mês Missionário Extraordinário possa levar o mundo inteiro a sentir aquela Alegria do Evangelho que impele os batizados e batizadas em viver a "Igreja em Saída", como interpela o Papa Francisco!

Colaboração: Pe. Antonio Mendes - Coordenador do Conselho Missionário Diocesano